Com um mix de náutica e pesca em sua versão brasiliense, o Brasília Boat Show chega pela primeira vez à capital federal. O evento, ainda de proporções modestas se comparado aos Boat Shows de São Paulo e Rio de Janeiro, vai reunir na Orla do Lago Paranoá o segmento náutico, incrementado pelo setor de pesca, para dar robustez ao Boat candango. A estrutura será montada na Concha Acústica, entre os dias 14 e 18 de agosto.
O Boat brasiliense tem uma singularidade bastante significativa: contará com a participação de poucos estaleiros de ponta. Em crescente expansão, o mercado náutico de Brasília poderá, de alguma forma, se beneficiar do Brasília Boat Show, já que o evento terá estaleiros com embarcações no mostruário de dimensões apropriadas para a navegação interior.
Com apenas duas versões até 2023, nas tradicionais Boat Shows do Rio de Janeiro e São Paulo, o evento passou a ser realizado em mais quatro estados (Itajaí – SC, Foz do Iguaçu – PR, Salvador – BA, Brasília – DF), o que pode levar o evento de Brasília a ter uma dinâmica empreendedora e de interesse do público pouco atrativa. Principalmente considerando que a versão brasiliense chega após o sucesso do Rio Boat Show, que aconteceu na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Estamos falando do Boat Show do Rio de Janeiro, que completou 25 anos de tradição, sendo o maior da América Latina.
De toda forma, a Boat Candanga é um atrativo a mais para os mais de 3 milhões de habitantes da capital e para os milhões de moradores do entorno, que poderão ver de perto alguns “brinquedinhos” aquáticos que custam milhões de reais.
Por outro lado, um dos patrocinadores do evento, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, fortalecerá sua grade de programações turísticas. Não foi possível saber quanto a Setur investiu para trazer a Boat para o Distrito Federal, mas sabe-se que a Revista Náutica, proprietária das Boats, não sai do Rio para ganhar menos de R$ 500 mil líquidos.